24/08/2022 - 11h57

Um hub de inovação para Santos

Fonte: BE News - Editorial

A Santos Port Authority (SPA, a Autoridade Portuária de Santos) planeja a instalação de um hub de inovação na região do Litoral de São Paulo, onde está localizado o complexo marítimo. A iniciativa foi anunciada pelo próprio diretor-presidente da SPA, Fernando Biral, ontem, durante sua participação no encontro Inova Portos – Um futuro inteligente para o setor portuário, realizado pela companhia em Santos (SP) nos últimos dois dias. Segundo o executivo, o projeto terá a participação de startups, universidades e centros de pesquisa e integrará a estratégia da gestora portuária de ampliar sua cultura de inovação e, assim, aumentar a competitividade de suas operações.

O plano de Biral é fomentar o desenvolvimento de empresas voltadas à elaboração de soluções inovadoras e, assim, beneficiar as firmas associadas ao complexo marítimo santista. Ele destacou que “as empresas, muitas vezes, buscam inovação como uma forma de diferenciação, e aquilo que elas conseguiram inovar em seus processos não necessariamente vão querer dividir. Mas, como Autoridade Portuária, estamos buscando com que todas as empresas acabem se beneficiando”

Iniciativas como esta geram as exatas oportunidades que as startups buscam, como explicou o líder de startups no hub de inovação Cubo Itaú, Andrei Golfeto. “O maior desafio das startups é o acesso. Acesso ao mercado, capital, talentos e conhecimento. Nós temos que criar ambientes para que as startups se movimentem e consigam ter oportunidade de negócios”, afirmou.

Trata-se, portanto, de uma oportunidade ímpar para o Porto de Santos, suas empresas e startups que buscam atuar nos setores de logística, portos e comércio exterior. A cultura de inovação e o fomento aos avanços tecnológicos são cada vez mais estratégicos para o desenvolvimento de um setor econômico, mas faltam ações concretas para que tais processos se consolidem. A iniciativa apresentada pela SPA vem exatamente para atender a essa demanda. E em uma posição de gestora portuária, ainda poderá administrar esse projeto de modo que todo o mercado seja beneficiado.

Esses são os valores que vão garantir o contínuo crescimento do complexo portuário santista e que ele continue atendendo, de modo competitivo e eficiente, seus usuários. Agora, que as boas intenções se transformem em ação e, efetivamente, o principal porto do País passe a contar com um hub de inovação. Os resultados advindos de tais esforços tendem a revolucionar o setor, reduzindo custos, aumentando a eficiência das operações e, certamente, preparando o cais santista para os desafios do século XXI.