01/07/2022 - 10h43

Trabalhadores de terminal do Porto de Santos realizam protesto e seguem de braços cruzados

Fonte: A Tribuna On-line

Segundo o sindicato, categoria pede reajuste de 13% nos salários e benefícios

Trabalhadores da empresa MGM, terceirizada na área do terminal portuário da Vopak, no bairro Alemoa, em Santos, realizam protesto nesta sexta-feira (1°). Em greve desde quarta-feira (29), eles reivindicam reajuste salarial, vale-refeição e aquisição de plano de saúde.

Os trabalhadores ampliam, reformam e fazem manutenção de tubos, dutos e outros equipamentos necessários à estocagem de produtos químicos, petróleo, gases liquefeitos e biocombustíveis vegetais. Eles alegam que não recebem os mesmos direitos de outros funcionários da mesma categoria.

Segundo o sindicato dos trabalhadores na construção civil, montagem e manutenção industrial (Sintracomos), os funcionários reivindicam um reajuste de 13% dos salários e benefícios.

Ainda segundo o Sintracomos, no último dia 24, a empreiteira reiterou 7% de reajuste e anunciou correção de 60% para 65% dos valores de horas extras, quando as demais empresas pagam 70% ou mais. A proposta foi rejeitada pelos trabalhadores.

A empreiteira também se recusa a pagar a participação nos lucros ou resultado (PLR) garantido por lei e não concorda com o vale-refeição de R$ 500 mensais, oferecendo apenas metade desse valor, segundo o sindicato.

Em nota, a MGM construtora afirma que a greve foi estabelecida de forma abusiva e que a empresa nunca recusou a negociação. Confira a nota na íntegra:

A MGM Construtora Ltda., vem informar que o movimente grevista foi estabelecido de forma abusiva e ilegal.

Nesse sentido, esclarecemos que a empresa está cumprindo integralmente a Convenção Coletiva da categoria assinada pelo Sindicato Grevista em 08/06/2022.

Esclarecemos ainda que a MGM nunca se recusou à negociação. Ao contrário, a MGM informa que encaminhou ao sindicato as contrapropostas oferecidas, mas o sindicato – de forma ardilosa - não as apresentou aos trabalhadores.

A MGM esclarece que é MENTIROSA a informação de que a empresa ofereceu apenas 7% de reajuste, já que nos termos da convenção coletiva firmada pelo próprio sindicato, o percentual de reajuste cumprido pela empresa foi de 12,47%, que será aplicado em 03 parcelas (7,49% já aplicado + 2,49% que será pago até 06/06 e + 2,49% que serão pagos na folha de agosto), conforme estabelecido no próprio instrumento coletivo firmado pelo sindicato.

Por fim, a MGM informa que já apresentou a medida judicial cabível perante a Justiça do Trabalho, visando a suspensão da greve ilegal e abusiva firmada pelo sindicato.