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04/11/2022 - 11h39

Simulações apontam viabilidade para manobras de navios de 366 m no Porto de Santos

Fonte: BE News
 
Operações simuladas foram realizadas na manhã de ontem (3), no Tanque de Provas Numérico da USP, em São Paulo
 
O Porto de Santos (SP) poderá receber, em breve, navios de até 366 m, com calado máximo de 14,5 m. Manobras simuladas no Tanque de Provas Numérico (TPN), da Escola Politécnica da USP, na manhã de ontem (3), em São Paulo, apontaram viabilidade técnica para aumentar o calado em 30 cm. O relatório com os resultados apurados será encaminhado à Autoridade Marítima para avaliação e aprovação final.
 
As simulações ocorreram das 8 às 11 horas. O presidente da Praticagem de São Paulo, Bruno Tavares, conduziu a embarcação no espaço que é coordenado pelo professor Eduardo Tannuri. Já os representantes da Santos Port Authority (SPA) e de dois terminais de contêineres do Porto de Santos acompanharam a manobra. Estavam presentes o assessor de Operações da Praticagem, Viriato Geraldes; o gerente de Controle de Acessos Logísticos da SPA, Felipe Fray; o analista de Planejamento do Brasil Terminal Portuário (BTP), Leandro Almeida, e o diretores da DPWorld, Alberto Robinson e Wilson Lozano e Ricardo Generoso.
 
“Essas manobras simuladas vão servir de base para que a Autoridade Marítima possa ajustar o calado de 14,20 m para 14,50 m para os navios até 366m.Osoutrosnaviosdecomprimento menor que 340 m que frequentam o Porto de Santos já estão operando com calado de 14,50 m. A diferença parece pouca, mas não é. Todo centímetro em termos de calado ou metro em termos de comprimento ou largura de um navio faz diferença”,explicou Tavares.
 
Sair da largura atual de 48,5 m para 51 m ou 52 m traz um deslocamento de massa grande e exige alterações na manobra, como detalhou o presidente da Praticagem: “Estamos fazendo a simulação dentro dos requisitos de segurança exigidos: número de práticos, local de embarque, desembarque, velocidade para passar ao longo dos diversos berços de atracação e evitar a interação hidrodinâmica com os outros navios atracados. Tudo é levado em conta para manobrar com tranquilidade no porto, mesclando segurança com produtividade”, afirmou.
 
O professor Eduardo Tannuri ficou satisfeito com o resultado: “Concluímos pela viabilidade do aumento de calado e agora o próximo passo é gerar um relatório técnico com todas as análises detalhadas e os parâmetros de segurança e emir um documento para a Marinha avaliar e possivelmente autorizar esse aumento de calado”. Foram mais de dez manobras realizadas na simulação, com a embarcação entrando e saindo dos três terminais de contêineres, fazendo o giro na bacia de evolução, navegando pelas curvas com uso dos rebocadores em várias condições de vento.
 
“Ganhamos 30 centímetros de calado e realizamos grande número de estudos para verificar os movimentos dessa embarcação no canal externo e sobretudo sob efeito das ondas, considerando o efeito squat e o adernamento do navio, principalmente na parte curva. Foi necessário verificar se com esse aumento do calado a manobra seria segura devido ao porte do navio e ao fato de o canal de Santos ser relativamente estreito, além de estabelecer o número de rebocadores adequados para auxiliar na manobra”, disse Tannuri.
 
Otimismo
 
Em nota, DP World Santos disse que “vê com bons olhos os estudos realizados para aprofundamento do canal de acesso do Porto de Santos, pois entendemos que para que a operação seja atrativa para os armadores, a dragagem do canal é fundamental, permitindo maior calado e melhor aproveitamento da capacidade desses novos navios. Ficamos felizes em contribuir com os debates e discussões junto a outros terminais e SPA e vemos estes avanços de maneira bastante otimista para assegurar o protagonismo de Santos como maior porto da América Lana, bem como um hub concentrador de cargas”.
 
Para o gerente executivo de Operações Portuárias da Santos Brasil, Marcelo Patrício, que administra o Tecon Santos, “definitivamente, foi inaugurada uma nova era não só para o Porto de Santos, como para o comércio exterior brasileiro”. “E já estamos prontos também para receber três navios de 366 m simultaneamente, o que foi possível graças aos investimentos de ampliação do cais do Tecon, realizados entre 2019 e 2021”, declarou.
 
Procurada, a BTP não respondeu até o fechamento desta edição. Já a SPA, Autoridade Portuária de Santos, se manifestará posteriormente.
 
O simulador
 
O Simulador Marítimo Hidroviário (SMH) reproduz todas as condições de navegação e manobras de navios, e, dessa forma, comandante e prático adquirem a noção antecipada sobre como o navio poderá se comportar durante as manobras reais.
 
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