22/08/2022 - 13h19

Sede histórica da estiva em Santos é devolvida para proprietário

Fonte: A Tribuna On-line

Medida ocorreu nesta sexta-feira (19), em cumprimento a uma ação de despejo

O histórico imóvel que abrigou a sede do Sindicato dos Estivadores de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão (Sindestiva), no Bairro Paquetá, em Santos, foi devolvido na tarde desta sexta-feira (19) ao seu proprietário, o engenheiro Laércio Luiz Luongo, em cumprimento a uma ação de despejo. O panorama desagrada a categoria, que perde um importante espaço para debates, promoção de ações sociais e prestação de serviços, como barbearia, por exemplo.

Segundo ele, a retomada do imóvel, situado na Rua dos Estivadores, ocorre após o acúmulo de dívidas de aluguel por parte da entidade sindical. Ele estima que o valor chegue a R$ 4,5 milhões desde 2014, quando foi impetrada uma ação judicial.

“A antiga direção do sindicato, por duas vezes, montou um acordo com a gente. Pagava uma parcela, não quitava mais e foi postergando. Depois, chegou a nova diretoria e não quis pagar mais nada. Forma extremamente intransigentes. Por mais que quisesse ajudar a categoria, não houve como”.

Ele conta que o imóvel, que já pertenceu ao Sindestiva, foi arrematado em leilão judicial em 2013, por conta de dívidas trabalhistas da entidade. “Eles andaram quebrando uma parte da casa, alegando que era para tirar um cofre. O local está bastante 'machucado'. Tem bastante coisa por fazer”, diz Luongo, que pretende utilizar o imóvel como espaço para eventos. “Desde 2014, só pude entrar no local umas três vezes. Não deixavam fazer vistoria”.

Procurada, a Prefeitura de Santos informa que “não houve a realização de vistoria no imóvel citado, nem pela Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) nem pela Defesa Civil”. A Tribuna entrou em contato com Bruno José dos Santos, atual presidente do Sindicato dos Estivadores, que não quis se pronunciar.

História

O casarão que abrigou a sede do Sindicato dos Estivadores foi inaugurado no número 50 da Rua Eduardo Ferreira, em 26 de janeiro de 1955, durante o governo do presidente da República Café Filho. O então ministro do Trabalho, Napoleão Alencastro Guimarães, esteve em Santos.

Em 1975, o trecho da via entre as ruas General Câmara e João Pessoa teve seu nome alterado para Rua dos Estivadores por decisão do então prefeito Antônio Manoel de Carvalho.