26/10/2022 - 11h27

Presença de Paulo Guedes no Brasil Export 2022 ainda repercute

Fonte: BE News

Participação do Ministro da Economia no fórum foi um dos principais assuntos debatidos no Programa ZR News

A participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, no fórum Brasil Export 2022, que foi realizado em Brasília (DF), nos últimos dias 19 e 20, foi um dos principais assuntos debatidos no quadro do Brasil Export: Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária, do Programa ZR News, que foi ao ar na manhã de ontem, com transmissão ao vivo pelo portal BE News.

Participaram do programa comandando pelo jornalista Zerri Torquato, o diretor de Comunicação do Brasil Export, Bruno Merlin, e o diretor de Redação do jornal e portal BE News, Leopoldo Figueiredo.

O ministro esteve presente no primeiro dia de atividades do fórum e proferiu uma palestra para falar do crescimento da economia do Brasil nos próximos anos.

“A presença do ministro da Economia é fundamental num evento como este, independentemente da inclinação política de quem está participando. Ele falou sobre o trabalho desenvolvido nos últimos quatro anos e o que planeja para um possível segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro”, comentou Bruno Merlin.

Por sua vez, Leopoldo Figueiredo destacou que algumas medidas implementadas pelo Ministério da Economia têm impacto direto no setor portuário e que a presença de Paulo Guedes no evento foi muito importante.

“A partir da participação dele no Brasil Export foi dado um passo muito importante porque as relações entre a comunidade portuária e o Ministério da Economia ficaram um pouco desgastadas no processo do Reporto, que é um regime que prevê isenções fiscais para os empresários portuários quando vão comprar equipamentos para modernizar as suas instalações. São benefícios muito importantes para incentivar a modernização do setor. Entretanto, não havia sido feita uma previsão orçamentária desses benefícios em 2022, o programa tinha sido suspenso. Enfim, o Ministério da Infraestrutura defendia a sua volta e o Ministério da Economia achava que o Reporto tinha que ser debatido durante a reforma tributária, que até agora não aconteceu”, afirmou.

O diretor de Redação do BE News lembrou ainda que o ministro se mostrou aberto ao diálogo com a comunidade portuária.

“Ao término do painel, após ser inquirido por um empresário, o ministro Paulo Guedes disse: ‘Vamos resolver isso, o Reporto é importante para o Governo, a gente sabe que é importante para vocês, vamos conversar, as portas estão abertas’. O painel acabou ajudando nessa reaproximação”, contou.

Merlin aproveitou a ocasião para parabenizar a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (Abtra), que completou 33 anos de fundação ontem, e a Associação dos Terminais Portuários Privados (ATP), que celebrou 9 anos na segunda-feira. “São duas entidades fundamentais para o êxito do Brasil Export”, disse ele.

A cobertura completa do Brasil Export 2022 está disponível no portal www.portalbenews.com.br e no site www.forumbrasilexport.com.br.