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24/10/2022 - 09h47

Porto de Santos terá esquema especial e balsas paradas para receber porta-contêineres

Fonte: A Tribuna On-line
 
CMA CGM Vela será a maior embarcação do tipo a atracar no complexo portuário santista
 
O Porto de Santos receberá nesta segunda-feira (24) seu maior porta-contêineres em comprimento. O CMA CGM Vela, com 347,4 metros, vai atracar no Tecon, administrado pela Santos Brasil, na Margem Esquerda (Guarujá) do complexo, onde vai movimentar 1.500 caixas metálicas. Trata-se da primeira embarcação a atracar após a homologação da entrada de navios de até 366 metros no Porto, que aconteceu em fevereiro do ano passado. Será necessário um esquema especial que inclui a interrupção da travessia de balsas e do tráfego no cais santista.
 
A manobra de entrada do CMA CGM Vela será acompanhada pela Marinha do Brasil, a partir das 13h30, em uma grande operação. A previsão é de que a embarcação atraque às 14h45. No entanto, tudo vai depender das condições de mar, vento e visibilidade do momento. Conforme a regra, dois práticos deverão estar a bordo. Seis rebocadores serão utilizados. E dois ficarão de reserva. A operação contará, ainda, com sete embarcações da Autoridade Marítima.
 
Além disso, o tráfego no canal de navegação deverá ser interrompido para a passagem do porta-contêineres. Isto inclui a suspensão da travessia de balsas entre Santos e Guarujá por duas horas, entre 13h e 15h. Além disso, todos os terminais deverão reforçar a amarração dos navios que já estiverem atracados.
 
Os números do cargueiro impressionam. São 71,9 metros de altura e 45,2 metros de boca (largura). Até 11.264 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) podem ser transportados no navio. O calado (distância da linha d’água até a quilha) máximo da embarcação é de 15,8 metros. Já o mínimo é de 14 metros.
 
Até agora, o navio Hyundai Loyalty, com 339,62 metros e calado de 14,5 metros foi a maior embarcação a atracar no Porto de Santos. A operação aconteceu no terminal da DP World, que fica na Margem Esquerda, na Área Continental de Santos, em 29 de maio de 2018.
 
New Panamax
 
A vinda do navio CMA CGM Vela é o primeiro grande acontecimento desde a homologação do Porto de Santos para o recebimento de grandes embarcações. Na ocasião, o processo envolveu a Praticagem de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP).
 
Foram realizadas simulações, além de estudos de manobrabilidade, interação hidrodinâmica e planos de amarração, comprovando a viabilidade de tráfego dessas embarcações no canal de navegação. Os pesquisadores utilizaram simulações matemáticas em que foram levados em conta o cenário atual do canal, com profundidade de 15 metros, e um cenário futuro, com profundidade de 17 metros, viável para navios de até 15 mil TEU.
 
Dragagem
 
Para garantir o acesso de embarcações de grande porte, é necessária uma dragagem constante do canal de navegação do cais santista. De acordo com a Santos Port Authority (SPA), a obra segue sem interrupções ou atrasos. Mesmo assim, há pontos de atenção devido ao comportamento sazonal de assoreamento (deposição de sedimentos) ao longo do ano.
 
Durante todo o inverno até meados da primavera, o canal externo (trecho 1, da entrada da Barra ao Entreposto de Pesca) é o que demanda maior atenção e monitoramento, em função dos eventos de ressacas responsáveis por transportar os sedimentos que se depositam nessa região.
 
Já no verão, o monitoramento ocorre de forma mais intensa na área interna do Porto, onde o aumento das chuvas propicia um maior aporte sedimentar, que se deposita ao longo do estuário, principalmente nas áreas mais a montante (trecho 3 e 4, da Torre Grande à Alemoa).
 
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