10/05/2022 - 10h47

Porto de Santos e aeroportos são destaque em roadshow em NY

Fonte: BE News

A desestatização do Porto de Santos e a Sétima Rodada de Concessões Aeroportuárias serão destaques nas apresentações do governo durante o roadshow em Nova Iorque. Foi o que afirmou o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, nesta segunda-feira (9).

Sampaio participa de uma série de encontros nos Estados Unidos para atrair investimentos privados para o setor de infraestrutura de transportes. A delegação brasileira vai se reunir com cerca de 30 grupos que atuam no setor de infraestrutura.

“Estamos começando essa semana em Nova Iorque onde viemos apresentar o portifólio de projetos que o Brasil tem para este ano. Entre eles a sétima rodada de aeroportos, o Porto de Santos e as rodovias paranaenses. Vamos atrair investimentos para prover infraestrutura para o Brasil”, disse o ministro.

De acordo com o Governo, a previsão de investimentos na desestatização do Porto de Santos está na faixa dos R$ 16 bilhões ao longo da duração do contrato. O projeto deve atrair multinacionais do setor de logística e gestores de fundos interessados do setor portuário.

Outros investidores buscam oportunidades em avos que sigam os preceitos ESG – sigla em inglês para ambiental, social e governança, pelo entendimento de que os padrões de sustentabilidade têm direcionado os fluxos financeiros.

Sobre a sétima rodada dos leilões da aviação, será salientada a inclusão do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que conta com um dos maiores fluxos de passageiros do Brasil. O aeródromo faz parte de um dos três blocos que formam a rodada. Além dele, integram o grupo os aeroportos de Campo Grande (MS), Corumbá (MS), Ponta Porã (MS), Santarém (PA), Marabá (PA), Carajás (PA), Altamira (PA), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Montes Claros (MG). O investimento total ultrapassa os R$ 7 bilhões.

Reuniões e comitiva

O Ministério já tem reunião marcada com os fundos de investimentos Macquire (AUS), Ar- san Partner (FRA), Mubadala (Emirados Árabes Unidos), a gestora de avos Jennison Associates (EUA) e a gestora Pátria, que atua na América La- na. Instituições bancárias de atuação mundial e corretoras de valores como UBS, Itaú BBA, Bank of Amercia, XP Investimentos também integram a extensa lista de investidores.

Marcelo Sampaio estará na cidade americana até 13 de maio apresentando o modelo brasileiro de concessões e trazendo um balanço da carteira de projetos do Governo Federal a bancos e fundos de inves- mentos americanos.

Além do ministro da Infraestrutura, a delegação é composta pela secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Minfra, Natália Marcassa, e o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann. Também integram o grupo representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia e do Ministério das Relações Exteriores.

Leilões

Além da sétima rodada, estão marcados outros dois blocos da rodada. São o de Aviação Geral, integrado pelos aeroportos de Campo de Marte (SP) e Jacarepaguá (RJ), com previsão de investimento de R$ 560 milhões; e Norte II, formado pelos terminais aéreos de Belém (PA) e Macapá (AP), com R$ 875 milhões em investimentos previstos.

No setor portuário, junto com o Porto de Santos (SP), que seguirá o modelo da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), estão previstos os arrendamentos de 19 terminais portuários e do Canal de Paranaguá (PR). Também as desestatizações dos portos de São Sebastião (SP) e Itajaí (SC).

Para o setor rodoviário o destaque fica para o projeto r o d o v i á r i o d a B R – 116/493/465/RJ/MG, entre a cidade do Rio de Janeiro e Governador Valadares (MG). O leilão está marcado para 20 de maio. Ainda estão previstos para este ano os projetos das BRs 040/495/MG/RJ, principal ligação rodoviária entre Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG), e do anel de integração do Paraná, com mais de R$ 44 bilhões em investimentos. No total, as concessões têm investimento previsto de mais de R$ 80 bilhões.

No setor ferroviário, a renovação antecipada de contrato da FCA e da MRS, totalizando cerca de 10 mil quilômetros de malha ferroviária e com investimento na ordem de R$55,7 bilhões. Todos os projetos atendem à necessidade global e de mercado em combinar financiamento e a preservação do meio ambiente.

Fórum GRI Club

Na quinta-feira, às 9 horas, Sampaio participa do Latam GRI Infra & Energy 2022, fórum promovido pelo GRI Club para debater os planos de desenvolvimento do setor de infraestrutura e energia na América Lana. Ele irá ministrar a palestra Transport Concessions in Lan America – Strong pipeline or pipedream (Concessões de Transporte na América Lana – uma boa oportunidade de negócios ou uma ilusão, em tradução livre), com moderação do diretor regional da Acciona Infraestruturas no Brasil, André de Angelo.