21/10/2022 - 12h43

PCS e sustentabilidade em debate na terceira edição do Enaph

Fonte: BE News

Encontro Nacional de Autoridades de Autoridades Portuárias foi aberto no primeiro dia do Brasil Export

O diretor de Gestão e Modernização Portuária do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Otto Burlier, afirmou que o plano de governança do Port Community System (PCS) feito para os portos de Santos (SP) e Itajaí (SC) podem ser replicados em outros complexos do país.

Ele disse isso durante o painel “Tecnologias incorporadas à governança das Autoridades Portuárias” do III Encontro Nacional de Autoridades de Autoridades Portuárias (Enaph), na quarta-feira (19), em Brasília. O evento foi realizado dentro do Brasil Export – Fórum Nacional de Logística e Infraestrutura Portuária e promovido pela Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph).

O PCS é uma plataforma que tem como objetivo integrar todos os entes da cadeia logística portuária. A ideia é agilizar os processos de informação tornando as operações mais eficientes e aumentando a competitividade dos portos.

Segundo o diretor, entidades públicas e privadas podem se basear nos planos de negócios de Santos e Itajaí para elaborar seus próprios PCS.

Apresentado por Burlier, o painel teve moderação de Angelino Caputo, presidente do Conselho do Brasil Tech Export e diretor-executivo da Abtra (Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados). Os debatedores foram Gilmara Timóteo, presidente do Porto de Cabedelo (PB) e vice-presidente da Abeph; Jean Paulo Castro e Silva, diretor de Negócios e Sustentabilidade da Companhia Docas do Rio de Janeiro; Marcus Mingoni, diretor de Administração e Finanças da Santos Port Authority; e Mayhara Chaves, diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará e presidente da Abeph.

Sustentabilidade

As iniciativas sustentáveis, com foco na redução de impactos ambientais, dos portos do Itaqui (MA), Suape (PE), Paranaguá (PR) e Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), foram apresentadas durante o painel “Ações de sustentabilidade e tecnologias verdes adotadas pelos portos públicos”.

Participaram o presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago; o diretor-presidente da Codeba, Almirante Carlos Autran; o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Porto de Suape, Carlos Cavalcanti; e o diretor de Meio Ambiente da Portos do Paraná, João Paulo Ribeiro Santana.

A apresentação do painel ficou a cargo do presidente do Conselho ESG do Brasil Export e diretor geral e de Operações da Voz dos Oceanos, João Amaral.

Abertura

A cerimônia de abertura do Enaph abriu as atividades do Brasil Export. O evento contou com a presença de Mayhara Chaves, do CEO do Brasil Export, Fabrício Guimarães Julião, do presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, José Roberto Campos, do diretor-geral da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), Eduardo Nery, e do secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários, Mario Povia.