08/11/2022 - 11h21

Operação Reliqua fiscaliza armazenamento de produtos perigosos no Porto de Santos

Fonte: Santa Portal

A Operação Reliqua está acontecendo pela terceira vez nos 42 terminais do porto organizado, área do Porto de Santos onde estão localizadas as empresas com permissão de utilização do local. As vistorias irão acontecer até o dia 16 de novembro e envolvem diversos órgãos estatais.

A atividade tem como objetivo a fiscalização das operações e armazenamento de produtos perigosos e cargas abandonadas no Porto de Santos. A ação irá vistoriar dez empresas fora da área de jurisdição da SPA e em instituições do Polo Industrial de Cubatão.

Nesta terceira edição da Operação Reliqua, representantes do Ibama de outros portos brasileiros participarão das atividades, a fim de multiplicarem essa experiência nos portos onde atuam.

De acordo com a Santos Port Authority, a ação envolve integrantes do Ibama, da SPA, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Capitania dos Portos de São Paulo, do Exército Brasileiro, da Receita Federal, do Corpo de Bombeiros, da Companhia Ambiental do ES.

A chefe do Ibama em Santos, Ana Angélica Alabarce, comentou que a Operação Reliqua foi apresentada na Organização das Nações Unidas (ONU) no ano passado e frisou que se trata de uma importante ferramenta para garantir à sociedade que as operações e armazenamento de cargas perigosas no complexo portuário de Santos ocorram em condições seguras.

O diretor de Infraestrutura da SPA, Afrânio Moreira, destacou que a meta é aprimorar sempre as condições de segurança de manuseio e acondicionamento de cargas perigosas no complexo portuário de Santos, reduzindo-se, cada vez mais, o número de autuações por desconformidade com as normas existentes.