01/08/2022 - 10h21

MRS vai priorizar aumento de capacidade e redução de conflitos urbanos

Fonte: BE News

Presidente da empresa revelou esses planos durante cerimônia de renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Sudeste

O presidente da MRS Logística S.A, Guilherme Segalla de Mello, afirmou que o plano de negócios desenvolvido pela empresa vai priorizar aumento de capacidade e redução de conflitos urbanos. Ele deu essa declaração na sexta-feira, durante a cerimônia de assinatura da renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Sudeste, em Juiz de Fora (MG).

“Segunda-feira já estaremos olhando os compromissos que temos ao longo dos anos. Temos um longo caminho para percorrer. Esse plano tem como base três grandes pilares: expansão de capacidade, atendimento dos parâmetros de desempenho e investimentos estruturantes de interesse público, dentre eles, obras para minimizar os conflitos urbanos”, disse Mello.

O plano de negócios aprovado para renovação de contrato da concessão prevê investimentos na ordem de R$ 31 bilhões, sendo R$ 10 bilhões para a ampliação da capacidade e obras reestruturantes (Capex) e R$ 21 bilhões em recursos para manter a ferrovia operando em plena capacidade (sustaining).

Ainda segundo o presidente da MRS Logística, o fato de o plano de negócios ter sido desenvolvido em parceria com o Governo Federal e com contribuições da sociedade – por meio de audiências públicas – e do Tribunal de Contas da União (TCU) traz segurança para que todas as previsões de investimentos e obras sejam cumpridas pela companhia.

“O plano de negócios foi aperfeiçoado pelas mais de 280 contribuições nas audiências públicas, além de nove diligências e mais de 400 questionamentos corretos do TCU. Tudo isso permitiu obter um processo robusto, com bastante engenharia avançada de implementação, o que nos dá uma imensa segurança de que estamos assinando esse contrato para cumpri-lo”, disse.

Dados da concessionária demonstram que quase 20% do que é exportado pelo Brasil e um terço de toda a carga transportada por trens no País passam pelos trilhos da MRS. Com a renovação, a companhia, que administra a concessão desde 1996, vai operar o ativo até 2056.

Ferradura de Santos

Quem também esteve presente no evento foi o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio. O titular da pasta afirmou que a solução dada pelo governo na ferradura de Santos tornará o acesso ao porto mais eficiente e moderno.

“Debatemos muito essa questão da ferradura do Porto de Santos em um processo exaustivo. Mas acredito que temos uma boa solução para o acesso, com investimentos vultosos que aumentarão a capacidade, o que dará ao maior porto da América Latina, acesso moderno, eficiente. Que ele possa, além de ser o maior, ser o mais eficiente porto latino-americano”, afirmou Sampaio.

A ferradura do Porto de Santos foi, durante muito tempo, o maior empecilho para a renovação da concessão da MRS. A solução encontrada foi fazer um estudo em separado da operação da Ferradura em relação ao restante da Malha Sudeste. Nele foram incluídos todos os investimentos necessários para operar os diferentes tipos de trens de cada uma das concessionárias que vão acessar o porto.

O total de aportes previstos no caderno de obrigações do novo contrato de concessão da ferrovia está em R$ 9,7 bilhões, distribuídos principalmente entre a ampliação da capacidade de transporte e acesso ao Porto de Santos, denominada ferradura, onde será construído um centro de controle operacional a ser compartilhado pelas três ferrovias que utilizam o trecho.

Matriz de transporte

Outro presente na cerimônia foi o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale. Ele afirmou que a MRS atende os requisitos esperados pelo órgão na prestação de serviços no País. Afirmou ainda que os investimentos previstos na renovação aumentarão a participação do modal ferroviário na matriz de transportes do País.

“A companhia possui as três características que estabelecemos como diretrizes dentro da ANTT: consenso, senso de urgência e bom senso. Outra característica da MRS é o espírito de equipe. Os novos investimentos e o trabalho da MRS ampliarão a participação das ferrovias na nossa matriz de transporte brasileira e reduzirão o Custo Brasil. Estaremos atentos, vigilantes e parceiros porque o sucesso da MRS é o sucesso da agência”, afirmou.

Sobre a renovação

A malha dá acesso aos Portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Itaguaí (RJ) e atende aos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, onde são transportados principalmente minério de ferro, produtos siderúrgicos, contêineres, açúcar e carvão. Possui 1.686 km de linhas, 770 locomotivas e 19 mil vagões.

A prorrogação vai antecipar obras que seriam feitas apenas a partir de 2027. A estimativa é que mais de 225 toneladas de cargas passem pela linha férrea a cada ano. A expectativa é que se abram mais de 250 mil empregos enquanto durar o contrato.

Também está previsto um conjunto de 270 obras incluídas em 51 municípios para mitigação de conflitos urbanos provocados pelo tráfego ferroviário. Entre eles viadutos, passarelas, passagem de pedestres, segurança. Também investimentos para segregação de 90 quilômetros de trilhos compartilhados com trens de passageiros da CPTM na região metropolitana de São Paulo.

O contrato prevê ainda investimentos de R$ 4,3 bilhões a título de outorga livre, que o Ministério decidiu usar em obras de interesse público e na eliminação de conflitos urbanos, como invasões da faixa de domínio e passagens de nível críticas (quando há́ cruzamento da ferrovia com ruas ou avenidas no meio de cidades). Só na eliminação de conflitos urbanos, a MRS investirá R$ 1 bilhão.