Notícias

16/08/2022 - 10h05

Movimentação nos portos cai 3,3%

Fonte: A Tribuna 
 
Antaq divulga balanço nacional do primeiro semestre e admite influência da pandemia da covid-19; Santos vai na contramão e sobe 5,6%
 
Ainda sentindo os reflexos da pandemia da covid-19, a movimentação de cargas nos portos brasileiros teve uma queda de 3,3% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021. Em contrapartida, o Porto de Santos registrou um aumento de 5,6% no mesmo período analisado. Os dados foram apresentados ontem pela Antaq.
 
Em coletiva de imprensa realizada em Brasília, o órgão federal divulgou detalhes sobre os números relativos a agronegócio; petróleo, óleo e gás; mineração; e contêineres, além de dados regionais. Ao todo, o setor portuário nacional movimentou 581 milhões de toneladas no 1º semestre deste ano.
 
“Esse decréscimo ocorre, no nosso entender, dos problemas ocorridos na China, com períodos de lockdown, fechamentos de indústrias e de portos. Isso impactou na movimentação de granéis sólido, mineral e vegetal. A movimentação de contêineres, também por conta de problemas no país asiático, foi atingida”, destacou o diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery.
 
Ele lembra que, no ano passado, foi movimentado 1,2 bilhão de toneladas. A expectativa, segundo ele, é de que o segundo semestre compense as perdas verificadas e chegue a 631 milhões de toneladas. “Espero que, ao final do ano, tenhamos uma movimentação próxima àquela que tivemos em 2021”, prevê.
 
CARGAS
 
De acordo com o relatório da Antaq, os granéis sólidos tiveram queda de 4,4%. Já os líquidos apresentaram decréscimo de 4,5%, enquanto os contêineres computaram retração de 4,4%, com destaque para minério de ferro, soja e petróleo. Por sua vez, chamada a carga geral teve crescimento expressivo, da ordem de 18%, impulsionada pela exportação de celulose (alta de 27%).
 
“É um mercado que não sentiu o impacto da pandemia. O Brasil é o segundo maior produtor de celulose do mundo, e o primeiro em exportação”, frisou o superintende substituto de Desenvolvimento, Desempenho e Estudos da Antaq, José Neto.
 
Ele lembra que os fertilizantes também tiveram bom desempenho (alta de 14,1%), um reflexo da guerra entre Rússia e Ucrânia, que provocou uma corrida dos países para que não tivessem suas safras prejudicadas. Já com relação à movimentação de contêineres, a navegação de cabotagem registrou um aumento de 10,8%. A China, maior origem e destino dos contêineres, registrou elevação tanto na exportação como na importação.
 
SANTOS
 
Fernando Serra, gerente do mesmo setor de Neto, destacou a performance do Porto de Santos, que movimentou 62 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano.
 
“O Porto de Santos cresceu 5,6%, principalmente nos produtos agrícolas, como soja. Houve uma queda nos contêineres e no açúcar. Mas, de maneira geral, cresceu bastante em celulose. Performou bem, sobretudo quando comparado com a queda no semestre (em termos de Brasil)”, avaliou o representante da Antaq.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas