24/05/2022 - 09h51

INSS tem mais de 12 mil perícias represadas na Baixada Santista

Fonte: A Tribuna On-line

Após 52 dias de greve, categoria retomou o trabalho e médicos atenderão mais pessoas por dia para compensar

Mais de 12 mil perícias estão represadas na região, por conta da greve dos médicos peritos do INSS, que terminou na sexta-feira. Não há previsão para a normalização dos serviços, mas há perícias sendo marcadas com até um mês e meio de intervalo. A categoria voltou ao trabalho nesta segunda-feira (23).

A estimativa é do diretor regional do Sindicato dos Servidores e Trabalhadores Público em Saúde, Previdência e Assistência Social no Estado de São Paulo (Sinsprev), Nilton Ribeiro de Machado. Segundo ele, são cerca de 30 peritos para atender cinco agências regionais : Santos, São Vicente (também atende ao Litoral Sul), Cubatão, Guarujá e Registro (Vale do Ribeira). “São cerca de um milhão de senhas represadas no País todo”, estima.

O acordo para a volta ao trabalho, após 52 dias de paralisação nacional, foi firmado pelo Ministro da Previdência e Trabalho e a diretoria da Associação Nacional de Médicos Peritos (ANMP). De acordo com a entidade, os 18 itens da pauta de reivindicação foram integralmente acolhidos.

“Numa situação normal, a espera é de cinco a seis dias para a marcação de perícia. Mas virou uma bola de neve. Como os médicos vão ter que compensar, fazer perícia a mais, vai levar um tempinho para normalizar”, afirma o dirigente.

Visando a redução da fila de exames periciais agendados, foi definida a realização de até 12 atendimentos diários por profissional. Contudo, tendo como base uma lei federal de 2019, os médicos que ultrapassarem essa meta estipulada vão receber R$ 61,72 por perícia extraordinária. Os servidores do INSS terão oito meses para compensar os dias não trabalhados de modo presencial ou remoto.

Segurados

Enquanto isso, os segurados que não puderam passar pela perícia médica por causa da greve devem reagendar atendimentos. As orientações para remarcação das perícias não realizadas estão no site Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou no aplicativo.

Para reagendar o atendimento, o segurado deve informar CPF e senha; clicar em Serviços; na aba Benefícios, ir em Auxílio-Doença; em Perícia, depois selecionar Remarcar Perícia; informar o número de documento e reagendar atendimento.

Para outras informações, os segurados poderão ligar para a central telefônica 135, de segunda a sábado, das 7 às 22 horas.