16/08/2022 - 09h57

Ibama realiza vistoria da licença no Porto Organizado de Santos com drones

Fonte: Santa Portal / Assessoria de Comunicação Social do Ibama

Oficiais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Diretoria de Licenciamento Ambiental (Dilic) realizaram, na última semana, uma vistoria de acompanhamento da Licença de Operação do Porto Organizado de Santos com o uso de drones.

De acordo com Roberta Cox, que é coordenadora da Comar/Dilic, a vistoria é importante e contribui para melhorias no Porto de Santos.

“Essa vistoria foi muito importante pra gente conseguir fazer o acompanhamento da Licença de Operação do Porto Organizado de Santos, vinculado a essa licença de operação também temos algumas licenças de instalação para obras de sanção e melhorias que o Porto vem fazendo e muitas condicionantes e programas ambientais. A gente sempre tem que acompanhar de perto e verificar o andamento de como o Porto está conduzindo essas melhorias”, diz.

Ela ainda menciona a importância do uso de drones. “Uma novidade que a gente utilizou foi a ferramenta de drones. A gente conseguiu fazer sobrevoos com drone para ter uma visão aérea da região, e é uma ferramenta nova que a gente está utilizando com o cercamento ambiental do Ibama e está trazendo muitos benefícios para a nossa vistoria”.

A chefe da Unidade Técnica do Ibama em Santos, Ana Angélica Alabarce, diz que a vistoria foi benéfica para o trabalho entre todas as autoridades. “Essa vinda de Brasília até as pontas é de suma importância, porque realmente vai ver o que está acontecendo, a realidade das situações”, completa.

Drones

O Ibama, por meio da Dilic, utilizou, pela primeira vez, aeronave não-tripulada (drone) para monitorar linhas de transmissão de energia elétrica de empreendimentos licenciados. A ação ocorreu nos dias 13 e 14 de julho em regiões que cortam os estados de Sergipe e Alagoas.

Além de reduzir tempo e custo, o monitoramento realizado com esse tipo de aeronave permite detectar com eficiência áreas de supressão de vegetação e condições de acesso às torres, bem como prevenir impactos ambientais que venham a ser causados pela operação de grandes empreendimentos e, ainda, acompanhar o cumprimento de condicionantes ambientais durante a instalação e operação de LT’s.

O drone usado comporta uma câmera de alta resolução – que garante a captação de imagens com qualidade, e pode sobrevoar a uma longa distância, alcançando locais onde não é possível chegar por vias terrestres.

A partir das imagens captadas, os analistas podem elaborar relatórios e apontar eventuais correções ambientais que devem ser feitas pelos empreendedores. Dessa forma, o Instituto assegura que as vistorias tenham melhores resultados, a fim de reduzir grandes impactos ambientais.

A implementação de uso de aeronaves remotamente pilotadas nas atividades da Diretoria de Licenciamento Ambiental é fruto de parceria com o Centro de Operações Aéreas, que coordena tecnicamente a implementação dessa tecnologia nas atividades finalísticas da Autarquia.