20/09/2022 - 09h59

Grupo Odfjell lança primeiro terminal carbon free da América do Sul

Fonte: BE News

Projeto foi implantado em terminal da companhia no Porto de Santos (SP). Plantio de mudas na cidade marcou iniciativa

O setor portuário brasileiro ganhou um novo marco em sua jornada de sustentabilidade. O Grupo Odfjell, um dos principais players no mercado global de transporte e armazenagem de granéis líquidos, especialmente químicos, passou a contar nessa segunda-feira, dia 19, com seu primeiro terminal portuário na América do Sul com zero emissões de carbono. A instalação selecionada para esse feito é a unidade da empresa localizada na região da Alemoa, no Porto de Santos (SP), atualmente a mais nova do grupo no subcontinente.

A obtenção desse título envolveu a plantação simbólica de 13 mudas de árvores das espécies paineira-rosa e angico-vermelho em Santos, o que ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 19, no jardim do Parque Roberto Mário Santini, na Praia do José Menino, em uma ação em conjunto com a Prefeitura.

O projeto, desenvolvido no Brasil pela Odfjell Terminals-Granel Química (empresa do grupo que cuida dos terminais portuários no País), prevê que suas instalações eliminem totalmente as emissões de gases do efeito estufa (GEE) – o dióxido de carbono (CO2) é o principal deles, daí a expressão “zerar as emissões de carbono”. E isso está sendo obtido a partir de três frentes de trabalho: a elaboração de um inventário sobre as fontes de emissão dos GEE em cada unidade, a redução direta dessas emissões, atuando nas próprias atividades, e a compensação do volume de gases efetivamente emitido. No Brasil, essa terceira ação será realizada a partir de um programa de restauração florestal, plantando mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e do cerrado que farão o sequestro do CO2 liberado pelas unidades, explicou o gerente de Safety, Health, Environmental and Quality (em tradução do inglês, Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade) da Odfjell Terminals – Granel Química, Fábio Mattos.

O inventário de gases do efeito estufa identifica, mapeia e quantifica as fontes de emissão atmosférica desses poluentes nas unidades. Nesse levantamento no terminal de Santos, foram analisados os processos industriais que ocorrem na instalação, especialmente as tecnologias já adotadas e que reduzem a liberação de GEE, como o combustor para eliminação de gases voláteis inerentes às operações do terminal, a utilização de tanques construídos conforme norma API 620, que minimizam a emissão de gases, e a estação de tratamento de efluentes e reuso de águas. Também foram relacionadas ações sustentáveis, como a compra pela empresa de energia de fontes renováveis.

Segundo Fábio Mattos, a cada ano, o inventário será repetido, analisando o exercício anterior. E o volume de poluentes apontado será compensado. Em 2021, de acordo com o inventário, o terminal da Odfjell Terminals-Granel Química na Alemoa, em Santos, emitiu 167,36 toneladas de CO2 equivalente (que reúne a quantidade de CO2 e do equivalente em CO2 de outros gases). Será este total que será “pago” com as ações de compensação neste ano.

A restauração florestal planejada será feita pela organização não-governamental (ONG) Projeto Plantar, que já realizou o plantio de mais de 32 mil árvores, neutralizando mais de 11 mil toneladas de CO2 equivalente. Com seu trabalho constantemente auditado, a entidade tem cada exemplar plantado rastreado via QR Code e Google Earth. Segundo a ONG, uma tonelada de CO2 equivalente é compensado com seis árvores nativas da Mata Atlântica ou cinco do cerrado durante um período de até 20 anos.

Diante do volume calculado de emissões ocorridas no ano passado, a instalação portuária irá promover a plantação de cerca de mil mudas. Além das 13 colocadas na Praia do José Menino, em Santos, na manhã dessa segunda-feira, haverá 190 colocadas em outra área da cidade (no Morro da Caneleira, em terreno atualmente de recuperação ambiental e que, antes, abrigava moradias em áreas de risco). E mais 800 serão destinadas à Serra da Canastra, em Minas Gerais. Esse plantio está previsto para ocorrer de novembro a março.

De acordo com Mattos, simultaneamente ao processo de restauração florestal, o terminal continuará buscando formas de reduzir o volume de poluentes emitidos anualmente. A ideia é que, a cada ano, o volume a ser compensado seja reduzido.

A ação em Santos foi acompanhada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Marcos Libório, que destacou a importância do ato da companhia e lembrou que a Cidade estimula ações como esta. “A descarbonização é uma medida necessária e faz parte do nosso plano de ação climática na Cidade. Queremos somar esforços, pois sabemos que o setor industrial gera empregos e recursos, mas também possui um grande potencial ambiental. Uma ação que, além de promover o reflorestamento, segura as encostas, aumenta a fauna e o ecossistema”, disse.

Sustentabilidade

A iniciativa integra o próprio projeto de sustentabilidade da Odfjell Terminals-Granel Química, voltado principalmente para o combate às alterações climáticas, um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e maior meta do Acordo de Paris, de 2015, que prevê manter o aquecimento global inferior a 2ºC, limitando-o a 1,5ºC.

“A Odfjell Terminals-Granel Química assumiu o compromisso de crescer de forma sustentável, reduzindo o impacto de suas atividades no meio ambiente, o que é possível com pesquisa e investimento. E termos nossos terminais com zero emissões de carbono é a mais recente ação de nosso plano de sustentabilidade”, destacou o gerente-geral da Odfjell Terminals-Granel Química, Edson Souki.