Notícias

08/11/2022 - 11h29

Encontro no Grupo Tribuna, em Santos, debate o escoamento do agronegócio

Fonte: A Tribuna On-line
 
Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento participa do evento desta terça (8)
 
Os desafios para o escoamento do agronegócio serão o tema do 2º Encontro Porto & Mar 2022, que será promovido pelo Grupo Tribuna, na tarde desta terça-feira (8). Autoridades, parlamentares e empresários de diversos setores se reunirão para debater as perspectivas de negócios no cais santista.
 
O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcos Montes, é participação confirmada no evento. Com os debates, a ideia é buscar alternativas para o aumento de capacidade do cais santista, de produtividade de seus terminais e a solução de gargalos nos acessos das cargas ao complexo.
 
De acordo com o ex-secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ivan Wedekin, o agronegócio brasileiro representa o maior saldo da balança comercial agrícola do mundo. Com isso, cerca de 800 milhões de pessoas recebem algum tipo de alimento produzido no País.
 
“Essa eficiência do agronegócio demanda uma eficiência ao longo de toda a cadeia produtiva. Neste sentido, o agro é um grande cliente da infraestrutura brasileira e depende dessa eficiência para aumentar a sua competitividade e com isso atrair mais investimentos no campo, na cidade e ao longo de todo negócio, favorecendo o Brasil e os brasileiros”, afirma.
 
Diante de volumes tão expressivos, são grandes os desafios logísticos para garantir os embarques da produção agrícola. O tema será abordado pelo chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro) do Porto de Santos, André Minoru Okubo, em uma das palestras do evento.
 
“O agronegócio tem crescido de forma consistente nos últimos anos e representa a maior fatia das exportações brasileiras. É necessário debater os desafios portuários e de infraestrutura que garantam o escoamento da produção de forma eficiente e competitiva”, destaca o representante do Mapa no Porto de Santos.
 
Programação
 
O evento contará com a participação de autoridades, entidades de classe, além de empresários de diversos segmentos que atuam e dependem do comércio exterior. As discussões serão concentradas no período da tarde e o credenciamento dos participantes será às 14 horas.
 
A abertura contará com a participação do diretor de Desenvolvimento de Negócios da Santos Port Authority (SPA), Bruno Stupello, do presidente da Federação Nacional das Operações Portuárias (Fenop), Sérgio Aquino, do presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Jesualdo Silva, e do presidente do Centro Nacional de Navegação Transatlântica (Centronave), Claudio Loureiro.
 
Às 15h50, as operações do cais santista estarão em debate. As pessoas e os negócios futuros em cenários com e sem a desestatização da administração portuária, as exportações de commodities, as demandas por acesso e infraestrutura serão abordados, assim como a necessidade de alavancar a indústria nacional.
 
O painel contará com a participação dos deputados federais eleitos Rosana Valle (PL) e Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, também é presença confirmada.
 
As discussões vão envolver, ainda, o ponto de vista de quem atua sob a ótica da carga. Nesse painel, os participantes são de diversas áreas, que incluem exportadores de proteína e importadores de fertilizantes, além de especialistas em operações e indústria.
 
O gerente geral da K Line para as Américas, Rafael Cristelo, é um dos participantes, assim como o presidente da Rumo, João Alberto, o diretor de Logística para a América do Sul da General Motors, Neuton Karassawa, e o diretor de Logística da Yara Fertilizantes, Alberto Rodrigues. Mais o gerente regional de Logística da JBS, Clovis Wessling, e o diretor de Logística da Minerva Foods, Adriano Rosa Delfino.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas