15/07/2022 - 10h17

Dragagem no Porto de São Sebastião será concluída em agosto

Fonte: BE News

Os serviços de dragagem no Porto de São Sebastião, situado no litoral norte do estado de São Paulo, devem ser concluídos em agosto.

Segundo a Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), os trabalhos de desassoreamento foram retomados no último dia 1º de junho. “A previsão é que a remoção dos sedimentos do leito marinho seja concluída em agosto”, informou a Autoridade Portuária em nota enviada por meio da Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo.

De acordo com a Companhia Docas, o investimento é de R$ 3,1 milhões e os serviços são realizados pela DTA Engenharia Portuária & Ambiental.

A Autoridade Portuária informou ainda que o objetivo é restaurar o calado máximo dos berços principal e interno do porto. “A CDSS esclarece que a profundidade da dragagem é de 9,2 metros no berço principal e de 5,5 metros no berço interno. O intuito das obras é restabelecer as profundidades de 10 metros no berço principal e de 7 metros no interno”, finalizou.

O Porto de São Sebastião movimentou mais de 380,8 mil toneladas de cargas no primeiro semestre deste ano, segundo os dados estatísticos da Companhia Docas. A projeção é fechar o ano com mais de 761,7 mil toneladas de produtos operados, acima do volume movimentado no ano passado, de 705,4 mil toneladas.

Os principais produtos de importação operados são barrilha, sulfato de sódio, malte, cevada, trigo, produtos siderúrgicos, máquinas e equipamentos, bobinas de fio de aço e cargas gerais. Já para exportação, o porto embarca veículos, peças, máquinas e equipamentos, vitualhas, produtos siderúrgicos e cargas gerais.