30/06/2022 - 10h39

Da Docas ES para a firma que ganhou privatização

Fonte: Monitor Mercantil

Sindicalistas denunciam que ex-presidente da Codesa foi contratado por fundo que passou a administrar o porto.

Após a privatização da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), responsável pela gestão dos portos do estado, o fundo vencedor da licitação, o Quadra Capital, contratou Julio Castiglioni, ex-presidente da Codesa. A denúncia é da Federação Nacional dos Portuários (FNP) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Castiglioni é também procurador do Estado do Espírito Santo. Após deixar a presidência da Codesa, onde promoveu uma reorganização para que ela se tornasse atrativa para a privatização, foi contratado como consultor da Quadra.

As entidades sindicais também chamam atenção para a contratação de Diogo Piloni, ex-secretário nacional de Portos, por uma multinacional que tem como meta atuar no mundo todo nas gestões portuárias no Brasil.

“É, no mínimo, estranho um servidor público que atuou para que a privatização da Codesa acontecesse agora prestar serviços para a empresa que ganhou a licitação”, critica o presidente da FNP e secretário-adjunto de Cultura da CUT, Eduardo Guterra, em referência a Castiglioni.

Segundo a CUT, a Quadra, ao assumir a autoridade portuária, passou a ter controle sobre papéis importantes e estratégicos como administração dos terminais públicos, a fiscalização, atividades aduaneiras, marítimas, até mesmo papel de polícia, o que significa o controle de uma importante porta de entrada, uma fronteira do país, nas mãos da iniciativa privada.