28/10/2022 - 10h33

Congresso Latino-Americano de Portos movimenta economia da Baixada Santista

Fonte: A Tribuna On-line

Setor hoteleiro já sente os reflexos positivos fomentados pelo evento, que terá patrocínio do Grupo Tribuna

A realização do 30º Congresso Latino-Americano de Portos, que será promovido pela Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), em Santos, entre 28 e 30 de novembro, já mobiliza o turismo e o setor hoteleiro da região. Há procura por hotéis e o sindicato da categoria espera grande movimento também em bares e restaurantes.

O evento contará com importantes discussões sobre o setor, ligadas às áreas de infraestrutura, tecnologia, consultoria, inovação e engenharia. Ao todo, serão mais de 50 palestrantes e 600 participantes no congresso, que terá patrocínio do Grupo Tribuna.

De acordo com o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sinhores), Heitor Gonzalez, eventos como o Congresso Latino-Americano de Portos são capazes de fomentar o setor. Por isso, é necessário bastante preparação para o recebimento dos turistas e comunicação para que os serviços sejam prestados de maneira satisfatória pelos estabelecimentos.

“Vai mexer com a cadeia de hotéis, de bares e restaurantes. Não só de Santos, mas também das cidades vizinhas, com certeza. Em uma reunião no Guarujá, fui informado que já há procura por hospedagem no período”, destacou Gonzalez.

Além disso, segundo ele, a grande vantagem do evento da AAPA é a possibilidade de divulgação das cidades da região entre turistas estrangeiros. “Empresários vêm de fora, frequentam hotéis, bares, restaurantes, atrativos turísticos e tiram fotos, falam para os amigos. Isso pode gerar procura pelo destino, retorno com a família, por exemplo”.

Para o presidente da Associação dos Profissionais de Turismo da Baixada Santista (APT), Eduardo Silveira, o evento é importante nesse momento de retomada econômica e, sobretudo, do turismo na região. “É o segundo congresso internacional no pós-pandemia e isso mostra a relevância e o destaque que Santos tem no cenário mundial. O Porto de Santos foi escolhido para sediar esse encontro pela sua importância na América Latina e do ponto de vista do turismo. Hoje, a gente vive um turismo mais abrangente e de conexões mesmo com a cidade, com a sociedade”.

Silveira ainda aponta a relevância de discussões para adequação do cais santista para o recebimento de navios modernos e sustentáveis. “A partir do momento que o porto se moderniza, ele se coloca à disposição dos novos equipamentos do turismo, desse novo segmento dentro do turismo, que tem os propósitos da sustentabilidade, está alinhado com esses valores da ONU, da Agenda 2030, não só de geração de emprego, mas de cuidar da natureza, gerar renda com o mínimo impacto ambiental”.

Para participar, é necessário se inscrever no site do congresso, que traz detalhes sobre as diferentes formas de participação. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail info@aapalatino.com. O evento será realizado no centro de convenções da Ponta da Praia, na Praça Almirante Gago Coutinho, 29.