Notícias

17/11/2022 - 06h27

Cidades da Baixada Santista registram aumento no número de internações e testes de Covid-19

Fonte: G1 Santos
 
Até o momento, não há confirmação de casos da BQ.1, subvariante da ômicron, nos municípios da região.
 
A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, registra aumento nas internações por Covid-19 nas últimas semanas. Nesta quarta-feira (16) a reportagem do g1 consultou as nove prefeituras da região, algumas delas, como São Vicente, afirmou aumento também no número de testes. Não há confirmação de casos da BQ.1, subvariante da ômicron, nos municípios da Baixada.
 
Segundo a Prefeitura de Santos, a média de internações por Covid-19 em outubro na rede público e privada era de 1,5 pacientes por dia. Em novembro, essa média subiu para 7,3 pacientes internados pela doença por dia. O número de suspeitas e casos da doença na cidade é refletida também no número de testes realizados. Em outubro, as policlínicas de Santos realizaram 303 testes rápidos. Já em novembro, até esta quarta-feira (16) já foram realizadas 835 testagens.
 
De acordo com a Prefeitura de São Vicente, a Secretaria da Saúde (Sesau) verificou um aumento de 19,04% na taxa de internação no mês de novembro. Nesta quarta-feira (16), há quatro pacientes na ala da enfermaria de Covid-19, porém, os leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) estão vazios. A administração ressalta que todos os internados estão vacinados, sendo que um deles não tomou as doses de reforço.
 
Sobre a quantidade de testes, a Sesau de São Vicente registrou aumento em comparação com o último mês. Durante todo o mês de outubro foram realizadas 659 testagens, e entre o dia 1 e 10 de novembro, a pasta contabilizou 397 testes aplicados.
 
A secretaria de Saúde de Cubatão informou que os leitos de Covid-19 do Hospital Municipal estão desocupados desde setembro deste ano. Mesmo sem internações, o número de pessoas testadas aumentou.
 
O Pronto Socorro Central de Cubatão realizou nos primeiros 10 dias de novembro 37 testes, sendo que no mesmo período de outubro foram realizados 18. “Ainda é impossível comparar a positividade, pois a maior parte dos testes de novembro ainda se encontra em análise no Instituto Adolfo Lutz (IAL). A identificação de variantes e subvariantes do coronavírus é realizada pelo próprio IAL”.
 
A prefeitura de Cubatão ressaltou também que mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras nas unidades de saúde do município e recomenda o uso em ambientes fechados ou aglomerações.
 
Segundo informações da Diretoria de Saúde de Mongaguá, também é obrigatório o uso de máscaras dentro das unidades de saúde, e que até o momento, o item é facultativo em outros órgãos públicos ou comércios. “Houve um aumento no número de testagens e casos, mas as internações e os óbitos continuam estáveis”, disse, em nota.
 
Em Peruíbe, segundo a secretaria municipal de Saúde, houve aumento de 30% no número de testes de Covid-19. No último mês também aumentou o número de pessoas internadas, tendo quatro pacientes em leito de enfermaria, entre eles, dois receberam três doses da vacina, e os outros dois pacientes possuem duas doses.
 
O Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), responsável pela gestão do Hospital Municipal de Bertioga, informou que há um paciente internado por Covid-19 na unidade. Segundo o Instituto, a pessoa internada não tem indicação para vacinação, pois é uma criança sem idade para imunização.
 
A secretaria de Saúde de Bertioga afirmou que a procura por testes para Covid-19 aumentou 20% em relação ao mês anterior. Durante outubro, foram realizadas 101 testagens, e em novembro, até o momento, foram aplicados 121 testes.
 
Em Praia Grande, segundo a prefeitura, há uma pessoa internada em UTI. A administração municipal afirmou também que não foi observado aumento no número de testes realizados e casos confirmados de coronavírus.
 
"Com a possibilidade de realização do autoteste de Covid-19 adquiridos nas farmácias, pode haver uma subnotificação dos casos, principalmente se vierem apresentar sintomas leves de gripe, que é o quadro esperado pela variante BQ1, responsável pelos novos casos registrados em todo território nacional", acrescentou, por meio de nota, a prefeitura de Praia Grande.
 
A Prefeitura de Guarujá informou que a Secretaria Municipal de Saúde não registrou aumento na procura de testes de Covid-19. Disse, ainda, que três pacientes acometidos pela doença ocupam leitos públicos da cidade, o que corresponde a 18% dos leitos disponíveis.
 
Até a última atualização desta reportagem, a prefeitura de Itanhaém não informou os números atualizados.
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas