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07/07/2022 - 09h59

Blank sailings atingiram pico em maio e devem diminuir até julho

Fonte: Portos e Navios
 
A ocorrência de atrasos de navios apresentou melhora, enquanto as omissões de portos (blank sailings) atingiram um novo pico em maio de 2022. Os dados de visibilidade da cadeia de suprimentos rastreados pela plataforma project44 indicam que os transportadores marítimos recorreram a omissões com estratégias mais agressivas para gerenciar uma queda sazonal na demanda, em meio a uma desaceleração crítica no setor produtivo da China, associada aos lockdowns ordenados pelo governo chinês para frear o avanço de contaminações de pessoas pela Covid-19.
 
O relatório de transporte marítimo da project44 identificou que a ação dos armadores é justificada como resposta ao arrefecimento do mercado, no qual alguns dos maiores varejistas norte-americanos encontram-se com estoques inchados e sentindo as consequências do aperto da política monetária. Dois gigantes do varejo, Target e Walmart, preocuparam os investidores com os resultados do primeiro trimestre, divulgado em junho, que apontam para uma desaceleração do comércio com implicações claras para as cadeias de suprimentos em todo o mundo.
 
As ‘más’ e as ‘boas’ notícias
 
Diante das consequências das atuais restrições induzidas pela Covid-19 da China — introduzidas pela primeira vez em abril e suspensas brevemente em junho — na zona industrial em torno de Xangai, Ningbo e Yantian, as maiores linhas de navegação do mundo reduziram drasticamente as viagens nas duas primeiras semanas de maio.
 
Com as taxas de frete marítimo no mercado spot em queda livre e a demanda por contêineres caindo ano a ano, os armadores mudaram para proteger a lucratividade, de acordo com as tendências destacadas nos dados mais recentes publicados pela plataforma. Os dados de blank sailings analisados pela project44 destacaram que a aliança 2M (Maersk-MSC) adotou a estratégia mais agressiva, reduzindo seus serviços em até 71% na segunda semana de maio.
 
“O fechamento de fábricas no maior exportador do mundo, juntamente com a pressão da política monetária nos Estados Unidos e na Europa começaram a desacelerar o crescimento desenfreado do comércio sentido nos últimos dois anos”, analisou o vice-presidente sênior da área de insights da cadeia de suprimentos da project44, Adam Compain.
 
A avaliação é que, olhando para o futuro, as blank sailings devem diminuir em junho e julho, conforme os armadores se prepararem para a alta temporada (high season). Os últimos dados apurados pela plataforma mostram a média de blank sailings caindo para 26% na semana 27 (julho).
 
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