Notícias

28/10/2022 - 10h41

Após escala em Santos, ‘CMA CGM Vela’ seguiu para Cingapura

Fonte: Portos e Navios
 
Capitania informou que desatracação no Tecon Santos ocorreu dentro do previsto e sem anormalidades. Santos Brasil destacou que manobra do maior porta-contêineres a atracar no porto foi bem sucedida e que navio operou 3.000 movimentos
 
O navio mercante CMA CGM Vela zarpou do Porto de Santos (SP), na tarde da última quarta-feira (26), com destino à Cingapura. Com 347 metros de comprimento e 45 metros de largura, a embarcação tem capacidade para transporte de até 11.040 TEUs e é apontada como o maior porta-contêineres a atracar no maior porto da América Latina. A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) informou, em nota, que a desatracação aconteceu como previsto por volta das 14 horas, sem anormalidades.
 
O navio, que ficou atracado no Tecon Santos, foi acompanhado pela capitania e pelo grupamento de Patrulha Naval, além de uma embarcação da Guarda Portuária, que seguiram com o CMA CGM Vela até a saída da Baía do Porto de Santos, por volta das 14h50. De acordo com a CPSP, foram utilizados seis rebocadores e dois práticos na operação.
 
A Capitania dos Portos informou que o planejamento operacional foi realizado de forma satisfatória durante a entrada do navio no porto, conforme estabelecido previamente em reuniões com autoridades intervenientes, e cumprindo as recomendações da portaria 74/2021. A norma da CPSP prevê a necessidade de condições de mar, vento e visibilidade favoráveis e dois práticos com experiência e que tenham participado de simulações em centros de estudo de capacidade técnica reconhecida em navios desse porte.
 
A portaria também estabeleceu a interrupção momentânea do tráfego de navios no canal do porto e das atividades portuárias a jusante do terminal da Santos Brasil, durante as manobras de entrada e saída do navio, além da interrupção momentânea da travessia das balsas Santos x Guarujá, entre os horários de 14h e 15h. Para as manobras, todos os terminais realizaram procedimentos internos de segurança, como: reforço de amarrações e retirada de pranchas e guinchos; emprego dos melhores rebocadores e equipes na manobra de acordo com o previsto na portaria. A capitania ressaltou que essas instruções não eximem a adoção de medidas consideradas necessárias pelo agente da autoridade portuária no que tange às recomendações apresentadas pela autoridade marítima.
 
A Santos Brasil, que opera o Tecon Santos, destacou que a operação de manobra de giro do CMA CGM Vela foi bem sucedida e que o navio operou 3.000 movimentos, acima de 100 contêineres por hora — perto de 102 — em 30 horas de operação. “Foi um marco no Porto de Santos porque inaugurou uma nova era de navios no porto”, disse o gerente executivo de operações portuárias do Tecon Santos, Marcelo Patrício. Ele acrescentou que o Tecon vem se preparando e que estará pronto para quando vierem outros navios de maior porte.
 
A particagem destacou que o trabalho dos práticos embarcadas na entrada e na saída foi planejado anteriormente por Santos ser um porto sinuoso e de águas restritas. O trabalho dos práticos foi monitorado no Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego (C3OT) instalado na sede da praticagem local, com sistema de monitoramento de tráfego por AIS; equipamentos de sensoriamento remoto de correntes, de ventos, altura das marés, altura e período das ondas, visibilímetros e Redraft, sistema para determinar o calado dinâmico.
 
Rebocadores
 
Participaram da manobra de entrada do CMA CGM Vela: 4 rebocadores da Saam Towage; 1 rebocador da Starnav e 1 rebocador da Wilson Sons. Na saída foram: 2 rebocadores da Starnav, 3 da Saam e 1 da Wilson Sons. Confira abaixo os nomes das embarcações empregadas no apoio do porta-contêineres, que tem bandeira de Malta, foi construído em 2008 e tem porte equivalente a nove estátuas do Cristo Redentor.
 
Atracação:
 
Starnav Pegasus (Starnav);
 
Praia Mole (Wilson Sons);
 
Saam Aymoré (Saam Towage);
 
Saam Aranã (Saam Towage);
 
Saam Parintins (Saam Towage);
 
Saam Arara (Saam Towage).
 
Desatracação:
 
Starnav Cetus (Starnav);
 
Starnav Pegasus (Starnav);
 
Saam Aranã (Saam Towage);
 
Saam Aymore (Saam Towage);
 
Saam Arara (Saam Towage);
 
Delphinus (Wilson Sons).
 
Imprimir Indique Comente

« Voltar

Galeria de
Imagens

Ver todas