04/07/2022 - 10h27

Antaq autoriza fundo Shelf 119 a controlar a Codesa

Fonte: Agência iNFRA

A Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) aprovou o processo que autoriza a transferência de controle societário da estatal Codesa (Companhia Docas do Espírito Santo) para o Fundo de Investimento em Participações Shelf 119 0 Multiestratégia.

A aprovação no processo 50300.009058/2022-26 ocorreu durante a reunião da diretoria colegiada na última quinta-feira (30). A relatora do processo, a diretora Flávia Takafashi, concordou com o relatório técnico que não apontou óbices e entendeu que o fundo comprovou todos os requisitos necessários para obter o controle do ativo.

O Shelf 119 - Multiestratégia pertence à Quadra Capital e venceu o leilão para a desestatização da estatal em março deste ano. A Codesa foi a primeira desestatização de uma estatal de autoridade portuária.

Na mesma sessão da agência, os diretores aprovaram a decisão tomada no início da semana que concluiu a audiência pública sobre a concessão de outro porto, o de Itajaí (SC), e encaminhou a proposta para avaliação do TCU (Tribunal de Contas da União).

Termelétrica em Sepetiba

A diretora Flávia também votou favoravelmente ao registro de instalação portuária da Karpowership Brasil Energia Ltda. em requerimento de registro de instalação flutuante na região do porto de Itaguaí (RJ). Trata-se de uma termelétrica contratada em leilões emergenciais no ano passado.

De acordo com o voto, a empresa terá agora que obter os licenciamentos ambientais e também o alfandegamento para, só então, receber o TLO (Termo de Liberação de Operação) por parte da agência.